Ao usar a Tribuna no dia 02 de julho último (uma terça-feira), o vereador Raphael Rios apresentou um Projeto de Lei que Institui o Programa Inscrição Inclusiva em Araxá. O projeto prevê a obrigatoriedade a empresas e organizadores de eventos como corridas, caminhadas e ciclismo de rua, a uma reserva de 5% da cota máxima de inscrições para atletas de baixa renda do município.
Para obter o benefício, o atleta deverá apresentar comprovantes de inscrições em programas sociais governamentais, ser alunos de escolas e universidades públicas e/ou atestado de pobreza.
Em sua justificativa ao Projeto, Raphael destaca que a Constituição Federal determina em seu art. 217, § 3º que o poder público deve incentivar o lazer como forma de promoção social.
“As provas de rua são modalidades que estão conquistando cada vez mais espaço no calendário esportivo de Araxá, seja em competições ou em datas comemorativas. Este programa objetiva a inserção de jovens e comunidade carente em geral para o acesso à prática desportiva e ao lazer, contribuindo com a qualidade de vida e hábitos saudáveis” afirma.
Ainda segundo ele, muitas pessoas gostariam de participar de diversas provas, mas com o valor de inscrição, fica difícil arcar com os custos de um calendário anual.
“São apenas 5%, para os que se enquadrarem nos requisitos. Esse projeto já funciona em diversos municípios e pode beneficiar atletas de baixa renda de Araxá”, afirma.
CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE ESPORTE ESPECIALIZADO
CLIQUE AQUI PARA A PÁGINA DE COMENTÁRIOS
OU UTILIZE O FORMULÁRIO ABAIXO