Começou o Campeonato Mineiro Amador organizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF). A equipe que representa Araxá na competição é o Ferrocarril. A equipe araxaense foi até a cidade de Ituiutaba para encarar o São Luiz no Estádio Coleta de Paula. E o jogo foi movimentado com o Ferrocarril buscando o resultado, mas sofrendo o castigo no último giro do marcador, aos 44 minutos do segundo tempo e voltando com uma derrota de 4 a 3 na bagagem,
A partida foi muito movimentada e com muitos gols, apesar das duas equipes terem enfrentados problemas que poderiam abalar o desempenho em campo. Pelo lado do São Luiz a equipe contou apenas com 11 atletas para a partida já que parte de seus atletas foram disputar competições em uma cidade vizinha onde eram bem “remunerados” segundo seu treinador Tony Souza e com isto desfalcaram a equipe, mostrando que este tipo de problema não se limita apenas as equipes araxaenses. Já pelo lado do Ferrocarril a equipe saiu de viagem as 3 horas da madrugada e praticamente não dormiram e chegaram cansados na cidade de Ituiutaba. Cansados e sem repouso, mas com a confiança e a motivação necessária para o confronto.
Mas apesar destas situações, as duas equipes conseguiram mostrar um bom futebol, de muitas variações e que levaram a 7 gols no jogo com alternações que comprovam que a partida de volta será tão emocionante quanto. Nas arquibancadas a torcida do Ferrocarril fazia uma boa festa com os gritos de apoio podendo ser ouvidos por todos no estádio e através das ondas da Rádio Difusora AM que transmitiu a partida.
A primeira etapa terminou com o São Luiz na frente com gol de pênalti de Artur. Mas o Ferrocarril buscou o empate no segundo tempo com gol de Amâncio.
A pressão era da equipe araxaense que buscava a virada e permitindo o São Luiz a buscar perigosos contra-ataques. E foi assim que a equipe voltou a ficar a frente do marcador mandando a bola no fundo das redes em outras duas oportunidades com Artur novamente de pênalti e em seguida com Fred em cobrança de falta.
Com o placar adverso de 3 x 1 o Ferrocarril aumentou a pressão para tentar um melhor resultado para a partida de volta em Araxá. E o empate veio com gols de Marciano e Lindemberg que saiu do banco para ajudar a equipe na segunda etapa.
E quando parecia que o empate seria o marcado final do confronto, aos 44 minutos o São Luiz conseguiu garantir sua vantagem após um contra-atque, cobrança de falta e gol de Igor de cabeça.
A partida de volta acontece no próximo domingo, 05, no Ernesto Duílio Stefani, às 11 horas da manhã. Uma vitória por 2 gols de diferença dará a classificação ao Ferrocarril para a fase de grupos. Uma vitória por um gol leva a disputa para as penalidades. Empate ou vitória do São Luiz elimina a equipe araxaense.
No confronto da volta o Ferrocarril estará descansado e preparado e em um campo conhecido pelos seus atletas. Já o São Luiz tentará trazer uma equipe diferente a Araxá, mas enfrentarão o mesmo problema do Ferrocarril no que se refere ao cansaço da viagem, além de que vários de seus atletas ainda disputam no 1º de maio um tradicional torneio regional, segundo seu treinador Tony.
O São Luiz jogou com: Denis, Ramon, Maycon, China, Igor, Rominho, Lucas, Magno, Arruda, Artur e Fred. Treinador: Tony Souza
O Ferrocarril entrou em campo com: Rodrigo, Cosme, Marciano, Cléber (Lindemberg), Galego, Cinei, Ramon (Matheus) (Alexsandro), Vinícius (Jô) e Amâncio. Treinador: Felipe
O árbitro da partida foi Júlio César Gonzaga que teve o auxílio de Vanessa Lucena Lopes e Lorrana Mary Barcelos Ribeiro. O quarto árbitro foi Cleibimar Rezende Ferreira.
Entramos em contato o diretor do Ferrocarril Evaldo Juvenal e ele informou que realmente a equipe do São Luiz disputou com apenas 11 atletas, mas que eram os titulares e de uma qualidade muito forte semelhante, por exemplo, ao Santa Terezinha de Araxá com bom toque de bola. Mas Evaldo entende de que o stress maior para esta partida foi realmente por parte da equipe araxaense que não dormiu na virada de sábado para domingo já que a equipe partiu de Araxá por volta das 3 horas da manhã e seus atletas já estavam acordados bem antes.
Com relação a partida de volta, Evaldo confirma de que a princípio a ideia era realmente de se jogar no Estádio Municipal Fausto Alvim e que o mesmo havia sido oferecido pela Secretaria de Esportes, porém foi em uma situação anterior a remarcação da data do Torneio Início. Mas Evaldo disse ainda que agora, na situação da decisão, a melhor opção é de se realizar a partida de volta realmente no Ernesto Duílio Stefani por vários fatores: o São Luiz tem um bom toque de bola e a equipe do Ferrocarril conhece muito bem o gramado do Ernesto Duílio Stefani que, um pouco irregular, irá beneficiar os donos da casa. Além de privilegiar também seus torcedores e de ser financeiramente mais viável para a equipe araxaense.
Com relação a viagem, Evaldo explicou de que a equipe viajou no peito e na raça, tendo em vista de que a FMF pagava apenas as despesas excedentes acima de 200 km, e que o Ferrocarril teve de arcar com o valor até 200 km. Mas que apesar de todas as situações adversas, o resultado final foi bom e que a equipe tem totais chances de reverter a situação em Araxá. Ele entende que devido as circunstâncias da primeira partida, o moral da equipe para a partida de volta, com a presença de seus torcedores, elevará as chances da equipe araxaense.
CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE O FUTEBOL AMADOR
CLIQUE NOS ESCUDOS DOS TIMES PARA MAIS NOTICIAS:
CLIQUE AQUI PARA A PÁGINA DE COMENTÁRIOS
OU UTILIZE O FORMULÁRIO ABAIXO