A Liga Araxaense de Desportos (LAD), através de seu presidente Wanderley Goulart, seu diretor Noel Pereira e o diretor de árbitros Edvaldo, se reuniram com representantes dos clubes amadores para mais uma importante reunião referente ao Amadorão 2019. Vários foram os temas discutidos.
Wanderley Goulart iniciou informando de que os custos para a disputa do Amadorão em 2019 devem ficar em torno de pouco mais de 57 mil, mas que até o momento o único recurso que se tem definidos realmente são os R$ 55 mil que foram anunciados pelo Secretário de Esportes Edinho Souza em uma reunião junto aos clubes amadores recentemente. (Clique aqui e entenda)
O diretor Noel Pereira lembrou ainda de que apesar do valor anunciado ser de R$ 55 mil, a LAD não recebe exatamente este valor pois são deduzidos os impostos e que o valor final é menor, o que dificulta ainda mais a situação para os cronogramas da entidade que, além de organizar o Amadorão, ainda têm as despesas fixas da entidade que devem ser quitadas (como energia elétrica por exemplo), mas que não existe recursos no caixa para tal.
Outro assunto em pauta foi a importante lembrança de que os clubes precisam regularizar e atualizar as atas de suas diretorias junto ao cartório para poderem estar devidamente regularizados e liberados para disputarem o Amadorão nesta temporada. Conforme reunião anterior o prazo final termina em 25 de maio e muitos clubes ainda não providenciaram as devidas regularizações.
Outro tema que entrou no debate é a participação do Ferrocarril no Campeonato Mineiro Amador 2019. A equipe irá estrear neste domingo, 28, às 11 horas, no Estádio Coleta de Paula na cidade de Ituiutaba para enfrentar o São Luiz, campeão ituiutabano de 2018, na partida de ida da fase eliminatória da competição. Wanderley salientou a importância de se apoiar as equipes araxaenses nas disputas intermunicipais, como é o caso também do Dínamo que disputa a Copa Amapar.
Com relação a volta da 2ª Divisão em 2020, o assunto se torna mais polêmico, pois alguns clubes querem que a competição em 2020 seja novamente separada com os clubes que estava na primeira divisão permanecerem na primeira e os da segunda retornando à segunda divisão. Outros entendem de que o campeonato de 2019 deveria servir para uma classificação final em que as duas divisões sejam retomadas a partir da próxima temporada. Mas alguns clubes da segunda divisão não aceitam o retorno e entendem de que a competição deve continuar a ser unificada. O fato é que as decisões de como deverão ser as competições em 2020 dever]ao passar por votação dos clubes junto a entidade. E ainda que se precisa esperar para ver quais os clubes irão disputar o campeonato em 2019, mas um detalhe é importante: os clubes que não disputarem em 2019 e resolverem voltar em 2020, deverão retornar na segunda divisão, caso o torneio unificado não se prevaleça na futura assembleia sobre o tema.
Uma nova reunião, em maio, deverá ser marcada para assuntos finais e definições com relação a esta temporada e também a temporada 2020. A LAD tem a expectativa de se iniciar as competições em junho, mais tardar julho.
Participaram desta reunião: Zé Geraldo (Mercado), Serginho (União), Ademir (Internacional), Zinho (Operário), Serginho (Planeta), Lôra (Milan), Carlinhos (Trianon), Evaldo (Ferrocarril), Zé Humberto (Vila Nova), Gelson Luiz (Santa Terezinha), Juliano Martins (Malvinas) e Zé Rubens (Dínamo). O presidente do São Pedro, José Joaquim, não esteve presente, mas avisou que está firma na disputa do Amadorão.
CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE O FUTEBOL AMADOR
CLIQUE AQUI PARA MAIS SOBRE O AMADORÃO
CLIQUE AQUI PARA PÁGINA DE COMENTÁRIOS
ou utilize o formulário de comentários abaixo