Em 2023 no momento em que cada atleta foi à secretaria da Copa Internacional de Mountain Bike para concluir sua inscrição na competição, realizaram uma doação de 2 kg de alimentos não perecíveis (este alimento fez parte da inscrição) para que a confirmação da participação do mesmo seja feita no evento. Historicamente, tudo o que é arrecadado acaba destinado para instituições locais, a fim de ajudar aqueles que mais precisam. Em 2023, na edição especial de 20 anos de Araxá, no Grande Hotel, tudo o que se arrecadou foi doado ao Projeto Mesa Brasil Sesc.
O Mesa Brasil Sesc, desde 1994, contribui para mudar o cenário da fome e do desperdício de alimentos. A Rede de Bancos de Alimentos faz o combate à fome e o desperdício, a partir de doações de parceiros, e contribui para a garantia da segurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos, em vulnerabilidade social, em todo o Brasil.
A parceria com a CIMTB Araxá em 2023 aconteceu entre o Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais. O Sindicato do Comércio local fez o pedido de parceria para Federação do Comércio, que encaminhou o deferimento para o Sesc Araxá. Rodrigo Natal Rocha, presidente do Sindicato do Comércio de Araxá, teve participação fundamental nessa parceria, porque foi ele o responsável por pleitear junto a Federação que a ação fosse realizada entre CIMTB e Mesa Brasil Sesc.
“A CIMTB movimenta muito o comércio em geral, a parte hoteleira, a parte gastronômica, vendas. É um evento muito importante, que compõe o calendário da cidade e todos ficam esperando a data do evento para participar. Gente do Brasil e do mundo inteiro vem para cá”, Aline.
“Para o Hotel Sesc Araxá, é bem importante porque o fluxo é interessante. Não é igual ao que temos rotineiramente. Além de tudo, é um público diferenciado. A CIMTB tem tudo a ver com a gente, no que diz respeito a fomentar atividade física e bem estar social das pessoas. Temos também a nossa academia, que tem o Rubinho Valeriano com um embaixador nosso. Há até pessoas que moram em Araxá, para poder treinar melhor para a competição e fazer um acompanhamento mais próximo. Gratificante poder participar com o pessoal da Copa”, finaliza Aline.
Para o organizador da CIMTB Rogério Bernardes: “A parceria com o Projeto Mesa Brasil através do Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, é muito importante para nós. Desde a primeira edição em 2004, temos o apoio dessas entidades. Tê-los presentes nas 22 edições é uma honra para nós. Os alimentos arrecadados, que são entregues pelos atletas, têm um destino social muito importante para os mais vulneráveis e necessitados, sendo que o mais importante é que temos a confiabilidade de um projeto sério e comprometido”.
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram
História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial