
O relógio está correndo e o tempo vai passando. A apreensão da torcida tricolor vai ficando cada vez mais visível com a possibilidade de que o clube não dispute nenhuma competição oficial em 2025.
O novo time araxaense chegou para preencher a lacuna deixado pelo Ganso com a suspensão imposta pela Federação Mineira de Futebol (FMF) por dois anos, mas aos poucos os torcedores da nova equipe ficam cada vez mais preocupados com a possibilidade de que a equipe não consiga, pelo menos em 2025, ocupar a vaga deixada pelo alvinegro.
O fato é que todos os apaixonados por futebol querem ver uma equipe profissional em campo representando a cidade. O Índio seria, talvez e em um primeiro momento, a opção mais viável e possível. Mas o caminhar não está saindo da forma como se esperava.
Recentemente foi publicado uma foto do presidente Reginaldo Donisete assinando em um cartório o que seria a documentação da SAF, o que seria o passo fundamental para que a equipe começasse a se organizar visando participar o arbitral que a FMF ainda irá marcar para as equipes pretendentes a disputar o Estadual da Segunda Divisão.
Mas a euforia inicial acabou não seguindo. Reginaldo relatou a Alexandre César (Futebol Araxá) que não foi possível constituir a SAF porque o Índio não tem dívidas e isto impossibilitaria a criação da mesma pelo Arachá Sports. E com isto a equipe seguiria estacionada.
Mas esta informação não procede. O clube NÃO precisa ter dívidas para que seja constituída SAF. Na verdade, clubes já podem iniciar suas atividades do zero como SAF. E mesmo que fosse esta a situação, ainda existe outros dois modelos que poderiam permitir que o Arachá já estivesse devidamente pronto para a sua filiação local e federação: o clube empresa ou mesmo a tradicional associação esportiva.
Rubens Leite, mandatário do tricolor, já tem uma empresa constituída desde outubro do ano passado como associação esportiva: Associação de Esportes Araxá. Talvez uma alteração no cadastro jurídico desta empresa já poderia resolver este “problema” inicial e já possibilitar a continuidade do caminhar tricolor. Uma alteração na Razão ou mesmo na Fantasia.
O arbitral de 2024 aconteceu em 28 de maio. E deve ser mais ou menos na mesma data em 2025, 0 que daria ao Arachá Sports NB 41 pouco mais de 60 dias para se organizar e regularizar a documentação necessária para que o time entre em campo para disputar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2025. Tempo temos, mas está correndo.